Que empreendedor (ou alguém que deseja ser um) nunca parou para pensar sobre como validar uma ideia de negócio?

Quase todo mundo já teve uma grande ideia que para si parecia ter um grande potencial, mas na hora de colocá-la em prática bateu aquela dúvida/receio e acabou desistindo.

Para evitar que isto aconteça (de novo) com você, nós preparamos este artigo, onde listamos 5 dicas que deverão ser consideradas na próxima vez em que você obtiver uma nova ideia de negócio. Veja:

Como validar uma ideia de negócio?
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  1. Pesquise: Às vezes uma ideia surge repentina em nossa mente. Ela parece brilhante e inovadora. No entanto, a primeira coisa a ser feita antes de dar o próximo passo para validar o seu negócio é fazer uma rápida busca na internet (mais especificamente no Google), para ver se alguém já pensou nisso antes. Se alguém já colocou o negócio em prática, pule para outro projeto.

Mas, se você realmente acha que a ideia tem potencial e a pessoa que colocou o negócio em prática não o explorou muito bem (e não esteja satisfazendo o mercado), você pode agregar valor a ela, elaborando é claro, um diferencial ao negócio já existente.

  1. Feedback: Para qualquer negócio, o feedback é essencial. Geralmente, as pessoas buscam pelo feedback quando o produto já existe e já está atendendo ao público, mas como a sua ideia ainda está apenas no papel, é importante que você converse com outras pessoas, para saber o que elas pensam sobre o seu projeto.

Busque a avaliação de pessoas que tenham um bom sendo crítico de avaliação. Se elas aprovarem a sua ideia, vá para o próximo passo. Mas, se você for a única pessoa que gosta da sua ideia, bem, a recomendação é que você reavalie o seu negócio.

  1. Elabore um MPV: Após o critério de avaliação, você deverá elaborar um Mínimo Produto Viável (MPV), para ver se este produto é aquilo o que você realmente idealizou e que as pessoas irão querer comprar.

Elabore um protótipo e realize testes reais de consumo.

  1. Crie a sua identidade: Se o seu MPV foi bem sucedido aos testes, é hora de tomar as medidas legais ao seu produto, como por exemplo, registro de marcas e patentes, para que não haja casos de plágio. Feito isso, é hora de deixar a criatividade à solta e elaborar o nome e a cara da sua marca.

Feito isso, registre o seu domínio online (site) na FAPESP, para assegurar a propriedade do seu endereço virtual. A medida também é válida para perfis em redes sociais.

  1. Elabore uma estratégia de aquisição de clientes: Antes de elaborar o seu plano de negócios, desenvolva a sua estratégia de aquisição de clientes. Este passo é fundamental para você ter uma base do quanto será preciso para investir na divulgação do produto/serviço.

Afinal, não adianta você possuir uma boa estratégia de negócios se não houver consumidores, não é mesmo?! Um plano de marketing é fundamental para o crescimento e sucesso do seu negócio.

Matias Vazquez

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