Pular para o conteúdo
Início » Blog » Coworking ainda vale a pena? Mesmo com este cenário e valores o coworking ainda é factível?

Coworking ainda vale a pena? Mesmo com este cenário e valores o coworking ainda é factível?

  • por

Não vamos entrar na velha seara de discutir as diferenças entre coworking e aluguel, sobre seus custos, tipo de contratos (um é serviço e o outro é lei do inquilinato), etc. Acreditamos que o principal ponto que muitos estão se questionando ultimamente são os valores que estão encontrando hoje em dia, seja para coworking e principalmente para os aluguéis, que estão cada vez mais em baixa.

Os aluguéis comerciais tiveram uma desvalorização enorme desde 2015 (principalmente os edifícios mais antigos e comércio de rua) e principalmente após a pandemia. Apenas os chamados AAA seguem bem e com certa demanda. Muitos proprietários chegam a ficar anos sem conseguir alugar seus conjuntos e ficam arcando com os custos de condomínio, IPTU, luz, etc. Por isso, ultimamente, encontramos alguns conjuntos onde o proprietário faz contratos “se livrando” destes custos alugando seu espaço praticamente a preço de custo, conseguindo ter o valor do aluguel apenas no segundo ano do contrato.

Mesmo assim vale a pena, por preços ínfimos, alugar um espaço de 100m2 pelo mesmo preço de uma sala de 8 pessoas (fazendo mais ou menos uma comparação com um caso que tivemos aqui no Sharing E.C.). A resposta é sim.

Alugando um espaço você precisa contratar internet (contrato mínimo de 24 meses), comprar mobiliário (ativos – dilua isso pelo prazo do contrato), contratar pelo menos uma diarista 3x por semana e rezar para não ter nenhum imprevisto nos dias em que ela não for (R$ 2.400,00 por mês pelo menos), comprar insumos (café, produtos de limpeza, caneta para seu quadro branco, papel higiênico, etc). Além disso, caso precise, por algum motivo, quebrar o contrato, sair, ou algo do gênero, como você o fará num aluguel? Já pensou nisso?

Coworking é um pagamento mensal apenas, é serviço, não precisa de fiador, de caução, nada disso, é lei! Quem o faz está fazendo errado, basta buscar o CDC (Código de Defesa do Consumidor). É fácil de contratar e fácil de cancelar. Você pode escolher o período, tipo de contrato (determinado ou indeterminado), modelo de uso. Resumindo, algum coworking se encaixará no que você precisa.

Venha para o Sharing E.C. Coworking em Pinheiros e conheça todas nossas opções de sala privativa, salas de reunião, espaço de evento e open space para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *